segunda-feira, 27 de julho de 2009

O que é que essa Casa tem?

MULTIMÍDIA

Formação

  • A bolsista está fazendo formação em vídeo celular

Atuação

O labmultimidia na Casa Brasil de Plataforma por intermédio da Técnica Patty Sena tem se mostrado um grande potencial para mobilização de recursos - parcerias estratégicas e formação continuada. Atualmente temos uma parceria com a Cipó Comunicação Interativa onde é realizada uma formação em vídeo com os educandos (as) do Projeto Agentes de Comunicação para o Desenvolvimento e uma parte do recurso é direcionada para o caixa da unidade onde se torna mais palpável a busca por sustentabilidade, num cenário onde as garantias não nos garantem e os direitos não nos assistem.

Oficinas em andamento:

  • Oficina dos agentes em parceria com as casas
  • Gravações
  • 2 vídeos: Programa De dentro de casa e uma reportagem sobre movimentos artístico com previsão de lançamento para o inicio de agosto.

Outras atividades:

  • Cotação e Compras de equipanetos
  • Articulação Ciniclubista

TELECENTRO

Oficina De Planilha Eletrônica

Apresentação

A Informática é um meio de comunicação bem mais sucedido dentre os negócios e atividades cotidianas do dia-a-dia, sendo dessa forma é uma poderosa ferramenta já usada para o desenvolvimento profissional. Essa Oficina tem como conteúdo Principal o uso e desenvolvimento de uma Editor de Planilha Eletronica

Objetivo específico

  • Atender a uma demanda de pessoas que não tenham uma formação básica em informática;
  • Atrair os participantes para um ambiente educacional e cultural na intenção de somar posteriores membros que possam colaborar com o crescimento do projeto de Casa Brasil;
  • Desenvolver nos participantes o estimulo ao uso da informação por meio da informática;
  • Facilitar as tarefas cotidianas e profissionais dos participantes da Oficina.

Justificativa

Como nosso bairro tem um índice alto de jovens e adolescentes voltado para o mundo das drogas, envolvimento forte com a violência, identificamos que falta ações alternativas em paralelo a essa linha tênue de baixo desenvolvimento humano.

Na “falta” de um espaço que capacite pessoas para esse “novo” mundo informativo, é de necessidade comunitária uma forma de inclusão digital que seja gratuita aos interessados no crescimento profissional e ético. Dentro deste contexto o projeto de Pesquisa Casa Brasil entende que é de extrema importância esse tipo de atividade que pode atrair, jovens, adolescentes dentre outros para a valorização desse tipo de aprendizagem.

Além disso, a informática é um meio que pode também auxiliar no mundo da educação em um todo, facilitando por sua vez o desenvolvimento das tarefas escolares dos participantes.

Publico alvo

Jovens, adolescentes e adultos de qualquer idade ou gênero/orientação-afetiva sexual que morem na comunidade e tenha interesse em aprender a usar a informática no intuito da facilitação de suas atividades cotidiana e Profissionais.

Carga Horária - 24 horas

Conteúdo programático

Conhecendo o Calc; Colunas; Linhas; Células; Localizando uma Célula; Inserindo dados na planilha; Barras de Fórmulas; Sinais Matemáticos; Funções; Media; Máximo; Mínimo; Formatando células; Inserindo bordas em uma célula; Fazendo planilha em um; Editor de Texto

METARECICLAGEM

WORKSHOP – OBRA MORTA

Apresentação

WORKSHOP – OBRA MORTA é uma oficina de média duração, relacionado à reciclagem de objetos eletrônicos, ou não, mas presentes em nossa comunidade. Tem uma cara jovem, e bem informal, adaptando-se a diversas personalidades das turmas existentes. A metodologia de ensino aprendizagem será formada por três linguagens, que anexadas se tornam o uma versão repaginada do Laboratório de METARECICLAGEM.

As Linguagens são:

HISTÓRIA DA ARTE – Análise da linha do tempo histórica, relacionada à arte humana. Observando os momentos específicos que podem servir de reflexão para o nosso atual trabalho.

ARTESANATO – Construção de peças artesanais, com material reaproveitado.
MANUTENÇÃO EM MICRO – Fundamentos básicos de manutenção em micros - isso facilitará, no manuseamento das peças que serão reaproveitadas.
Justificativa

Quando um equipamento não mais tem serventia a nosso ver, logo o classificamos como desprezíveis, ou, um ponto insignificante. Para nós aquela obra passa estar morta, pelo principal motivo de não mais nos servir. O nome “Obra Morta” traz uma lembrança desse status que se encontram os materiais que serão mais usados nesta oficina. Fazendo reviver, utilizar de outra forma, uma obra que já foi “morta”.

Esta oficina nasce num contexto onde as comunidades populares são mantidas afastada de vários movimentos tecnológicos e/ou artísticos - o que traz mais uma vez, o espírito do projeto Casa Brasil, que é de trabalhar, com a comunidade, em prol da comunidade. Por mostrar a existência de um laboratório de Metareciclagem dentro de nossa comunidade, e de reaproveitar o que seria lixo, fazendo assim arte, preservando o meio ambiente, e renovando a criatividade humana com intuito de fomentar o conceber de um novo olhar dos jovens da periferia para com a periferia.
Metodologia
Divulgação
1.3 – A divulgação será feita uma semana antes do início das inscrições.

2.3 – Serão usados cartazes, panfletos, banners digitais, bem como a rádio comunitária para o ato da divulgação da oficina.

3.3 – As escolas da comunidade serão visitadas pessoalmente, para a divulgação.
Inscrições
1.4 – Poderão se inscrever, pessoas da comunidade a partir de 14 anos, de ambos os sexos.
2.4 - Serão abertas inscrições para duas turmas diferentes (matutino e vespertino) fechando assim, 20 alunos por turma.

3.4 –É necessário apresentar no dia da inscrição, seu RG, CPF, Comprovante de Residência e duas fotos 3x4, para a realização da matrícula.

4.4 –Os interessados terão de se apresentar na unidade da Casa Brasil, com os documentos solicitados em mãos, nos devidos horários divulgados pela equipe do local.

Aulas
1.5 –As reuniões serão realizadas no auditório da unidade, e no laboratório de Metareciclagem.
2.6 – Com duas aulas durante a semana, os alunos terão os seguintes horários:
Terças e Quintas – Das 09:00 às 11:00 H

Quartas e Sextas – Das 14:00 às 16:00 H
3.6 –Durante três meses de oficina, totalizará o total de 64:00 Horas de curso.
4.6 –As aulas serão dadas por um facilitador, da unidade, que estará acompanhando o desenvolvimento dos produtos de todos os alunos participantes da oficina.

5.6 - Não haverá reposição de aula, nem repassagem do conteúdo.

6.6 - Os alunos que realmente fazerem-se presente e aplicados em todas as atividades, estará recebendo o seu certificado de aprendizado no final da oficina.
Conclusão
1.4 – No término das aulas, os alunos vão construir uma amostra final, mostrando assim alguns de seus produtos resultantes do aprendizado absorvido de toda a oficina.
2.4 – A amostra será realizada na própria Casa Brasil, com possibilidades de saídas para outras instituições e/ou espaços.

3.4 – No dia da amostra final, é que receberão os seus certificados.

4.4 – Caso o aluno não compareça à amostra final, será estipulado um prazo para a entrega de seu certificado na Casa.

Objetivos
Para a Comunidade
1.4 - Trazer a comunidade para mais perto da tecnologia, e o “resgate” dela;

2.4 - Contribuir com o crescimento artístico e cultural da comunidade;

3.4 - Reduzir o índice de lixo eletrônico existente no local;

4.4 - Aguçar o olhar crítico no que diz respeito à “arte inovadora”;
Para os alunos
1.4 - Fazer com que o jovem sinta prazer em está mexendo com a tecnologia.
2.4 - Preparar o jovem para o mercado de trabalho, direcionado a área de manutenção.
3.4 - Fazer com que o jovem se sinta valorizado, nas construções e amostras de seus produtos.
4.4 - Desfrutar mais e mais da arte.
Para a Casa Brasil
1.3 - Fazer com que o projeto Casa Brasil continue sendo apoiador da reciclagem.
2.3 - Cumprir com o papel do laboratório de Metareciclagem existente na unidade.
3.3 - Atrair a comunidade para o projeto do Casa Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Download

Edital de Seleção Agosto de 2009 http://www.scribd.com/doc/18028759/Edital-Selecao-Casa-Brasil-de-Plataforma